domingo, 25 de março de 2012

Colomba Pascal

Olá Pessoal!

Essa semana me aventurei em mais curso culinário. Dessa vez, um curso especial de Colomba Pascal e suas variações. Diversos sabores: nozes, floresta negra, frutas cristalizadas, damasco com amêndoas, banana com granola, e claro, chocolate com chocolate. Nem precisava falar, mas vou falar: foi uma delícia! 
A Colomba Pascal nada mais é do que o panetone da Páscoa. 
Mas, tudo tem uma origem, e segundo o sr. Google a história é a seguinte: 
Ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão local do exército de Albuino, o rei dos Lombardos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e a sensível ideia e decidiu poupar o vilarejo do ataque. O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo. Confeiteiro esperto, pegou o carinha pelo estômago!!! hehehe
Colomba significa pomba, por isso aquele formatinho que com muita boa vontade lembra um passarinho. Especialmente na Itália é tradição servir este pão doce no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta", a segunda-feira de Páscoa.

Vamos aderir a este costume!!!

Quando pensei em fazer o curso queria distribuir uma para cada parente, mas acho que não vai dar tempo. Eu estou super enrolada essa semana para me dedicar a estas meiguices. O que vale é a intenção. E a minha era boa.

Segue as fotos para vocês terem uma ideia do sacrifício que foi fazer este curso.... 
                                                                   As pombinhas

Mais pombinhas e suas variações de formas

A turma 
                                     
Espero que tenham gostado, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário