sábado, 12 de maio de 2012

Entre os Lençóis - Parte 1


Olá Pessoal!

Nesse período em função do dia das mães, passei a frequentar com mais intensidade as lojas de roupas de cama. E descobri, que tenho uma certa neura por roupas de cama. Acho todas lindas, quero comprar todas e me sinto muito à vontade neste tipo de ambiente. Todos aqueles folhetos promocionais com fotos de camas arrumadíssimas à beira da piscina. Além da vontade de me esparramar em todas elas forever, me deu até uma vontade de começar fazer o enxoval, pode!?!

Créditos: MMartan

Há muito tempo eu descobri que este mercado de roupa de cama não é coisa simples. Tem muita ciência por trás. Desde que foi inventado, um lençol nunca foi um simples pedaço de pano. Segue algumas informações apuradíssimas sobre este universo de maciez e conforto. 

Tipos de Lençol

Para quem quer roupas de cama macias e aconchegantes, uma boa opção são produtos feitos em cetim de algodão ou percal, este último, com no mínimo 200 fios. Hoje, no mercado, encontramos uma numeração de percal que vai 180 a 1000 fios. Esses números significam a quantidade de fios por cm² de tecido. Quanto maior a quantidade de fios por centímetro, mais fino e mais macio é o percal. Com facilidade e a preços acessíveis a gente pode encontrar os modelos que variam de 150, 180, 200 e 240 fios por cm². Mais de 240 fios, o preço começa a ficar salgado.

O tal percal 

O percal descreve a tecelagem do tecido, não o seu conteúdo, de modo que o percal pode ser feito a partir da mistura de poliéster e algodão, ou somente de algodão, ou ainda, de misturas de outras fibras quaisquer. O acabamento e o toque do tecido não dependem da tecelagem, mas sim das fibras e estampas utilizadas na confecção do mesmo.


Lavagem

Os tecidos de 50% Poliéster e 50% algodão possuem várias qualidades, entre elas, a resistência a rugas e podem ser lavadas com frequência, seja em água quente ou fria, à máquina ou a seco. O 100% Algodão, por outro lado, são mais difíceis de manter. Eles devem ser lavados em água fria e a seco. Eles tendem a fazer rugas, e tendem a encolher 1.2%, na primeira lavagem. Esta retração é levada em conta quando as peças desse material são fabricadas.

Puro Luxo

Mas, já que dinheiro não é problema, é solução, vale a pena investir em lençóis de cetim de algodão de 1000 fios. Precinho camarada de R$ 600 a R$ 1200, o jogo com quatro peças queen sizes. Este tipo de tecido é mais brilhante, sofisticado e muito confortável. Difere do percal porque não apresenta fio engomado, e sim fios torcidos, o que deixa o tecido com aparência mais nobre, mais liso e com densidade dobrada.

Crédito: Andreza

A nobreza deste tecido começa com a utilização de fibras de algodão mais longas e de qualidade superior, geralmente provenientes do Egito, que permitem obter fios que tenham entre 12 e 14 cm. Por isso, no mercado, você encontra também com o nome de algodão egípcio. Por ser uma fibra mais longa, ela não precisa ser tão esticada no processo de fabricação, o que torna o produto final mais resistente, liso, com maciez inconfundível, temperatura mais fria, brilho e características acetinadas requintadas.
Já, acrescentar na lista de presentes de casamento!

Pensamento Resgatei
Felicidade existe. Vocês podem sentí-la ao deitar sobre uma roupa de cama macia e limpinha.

Em breve mais desse assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário