segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bolos de Aniversário

Olá Pessoal!

No último dia 18 foi aniversário do meu sobrinho mais novo, Davi. Já faz um tempo que eu assumi a tarefa árdua e gratificante de fazer o bolo da festinha. Como sempre o sabor é: C H O C O L A T E! hummmm

Todos os anos busco criar sobre a mesma essência. Em 2012, foi a vez do bolo mesclado de chocolate branco com chocolate preto. Aí, fuçei na internet para ver se alguém me ensinava fazer o que eu estava querendo. Não achei nenhum passo a passo. Aí, tive que fazer uma revisão mental de todas as aulas de culinária que eu já assisti na vida e arriscar a fazer a decoração do bolo mesclado por mim mesma.

Ficou assim!


A receita é um pão de ló básico de chocolate. Fiz duas camadas de recheio com brigadeiro de chocolate branco e  preto(receita adaptada da blogueira Marly, do Saboreando a Vida) e molhei com calda de açúcar com essência de laranja.  Desculpe-me a falha, mas não tirei foto do bolo por dentro. Mas, o foco do post é a cobertura. 

Então, segue o passo a passo que segui:

1) Montei o bolo normalmente em  duas camadas.
2) Em seguida cobri com chantili batido para apagar possíveis imperfeições que poderíam surgir no trabalho de decoração.
3) Depois fiz, duas receitas de brigadeiro da Marli, uma branco e outro preto. Tirei do fogo antes de dar o ponto de enrolar para que quando esfriasse não ficasse muito firme. 
4) Coloquei os dois recheios em sacos de confeitar descartáveis separadamente. E fui, na maior paciência fazendo uma lista ao lado da outra, começando pelo meio, até o final. 


5) Depois que terminei, peguei um palito de churrasco, e puxei as listras de brigadeiro em sentido contrário, também começando pelo meio. Cada "puxada" era em um sentido. 


6) Nas laterais segui o mesmo procedimento. Porém, as listras de brigadeiro foram feitas na horizontal. 


Pronto! Simples e bonito! 
De perto dava para ver os defeitinhos, mas para a primeira vez, acho que ficou muito bom.

Espero que curtam!
Bjo


2 comentários:

  1. Oi, Bebel, boa noite!

    Bem vinda à "blogville"! rsrs. O seu bolo ficou lindo e, com certeza também muito saboroso! Gosto desta decoração para bolos e tortas, é simples de fazer e fica elegante! Fiquei agradavelmente surpresa com a menção ao bloguito, obrigada!

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marli,
    que bom que gostou! Tinha que mencionar você, afinal a receita é sua.
    Obrigada!

    ResponderExcluir