quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional das Mulheres


Hoje é dia 8 de março, dia internacional das mulheres, e o Resgatei o Sutiã não poderia deixar esta data passar em branco. Segue uma breve pesquisa sobre este dia tão especial...


Por que existe um dia internacional das mulheres?
O dia internacional das mulheres foi instituído oficialmente pela ONU (Organizações das Nações Unidas) em 1975. Mas, foi em uma conferência no ano de 1910, na Dinamarca, que ficou definido que haveria um dia para nós.

Por que dia 8 de março?
Entre as várias explicações para a criação deste dia disponível na internet a mais popular se refere ao dia em que operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque (EUA), foram trancadas dentro da fábrica e queimadas vivas durante a realização de uma greve por melhores condições de trabalho (redução de carga horária, salários iguais aos dos homens e folga aos domingos). Essa manifestação ocorreu em 08 de março de 1857.  Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

O que a história e nem a internet explicam?
O mais interessante dessa rápida pesquisa foi a variedade de versões para o mesmo fato. Alguns textos contam que as mulheres se trancaram na fábrica e que o incêndio foi acidental. Bom, se elas tivessem mesmo se trancado dentro da fábrica por que não saíram quando começou o incêndio? Cadê o instinto de sobrevivência? Deus me livre de um patrão desses, preferiu perder todo o patrimônio a fazer uma política de “pão e rosas”. Ninguém revelou ainda o nome desse patrão.
Ainda mais interessante é o teste de colocar o Google para pesquisar imagens sobre o dia Internacional da Mulheres: você vai encontrar dezenas de rosas - rosas e corações rosas, mulheres bonitas rosas.

Por que lembrar das mulheres?
Objetivo da data é discutir o papel da mulher na sociedade em qualquer tempo. O esforço é para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher. Percebi também que na época o movimento foi muito direcionado a fim de garantir às mulheres o direito ao voto e a participação na política. Até na Rússia a data era usada como instrumento de propaganda política.

O que perdemos com um dia só para gente?
Existe uma piadinha sexista para esse dia tão especial: 8 de março, dia em que a mulher recebe um dia inteiro só pra ela. Só pra ela se lembrar que os outros 364 dias são do homem.
Durante as últimas décadas, o dia acabou por se tornar um arremedo de si próprio. A cada dia 8 de março, as mulheres ganham uma flor ou um presente barato do chefe. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se.

Como está a nossa situação hoje?
A questão é que passados alguns anos somos capazes de votar e nos eleger, mas em média ainda ganhamos menos, estudamos mais e lemos mais livros de auto-ajuda do que os homens.

No fim, resta-me parabenizar-nos, não pelo dia de hoje, mas por todos os outros em que conseguimos com as mínimas e bobas coisas do cotidiano ser felizes e fazer os outros felizes.

Parabéns, mulheres!



5 comentários:

  1. Olá Bebel!
    Parabéns pela pesquisa! Há algum tempo meu filho (deveria ter uns 7 anos) chegou da escola ‘indignado’ com a situação dessas operárias e perguntou à mãe: “e os filhos?”...
    O que seria da família sem a mulher? (sorrio) Até a bíblia fala que é mulher que edifica a casa. (Provérbios 14:1)
    Parabéns mulheres!
    Abraços.
    Convido para que leia e comente “NAVEGANTES [07.01.2012]” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Bebel! Adorei seu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Jeferson, obrigada pela visita. Estou descobrindo seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Sogrinha, obrigada pela visita e pelas ideias. Aos poucos vou pondo em prática. bj

    ResponderExcluir
  5. Ei Bebel divulguei seu blog no meu facebook.Toamara que a moçada se amarre.Beijão.

    ResponderExcluir