sábado, 28 de abril de 2012

Em casa no fim de semana!

Olá Pessoas!
Não sei se o Fantástico já mostrou alguma descoberta científica de algum instituto de pesquisa inglês ou americano sobre a relação intrínseca entre início de namoro, aumento dos gastos e aumento de peso. Por que será que a gente gasta tanto e sai para jantar tanto quando está namorando? Depois de rachar muita conta e pagar 10% por aí, resolvemos baratear a relação, e fazer uns programinhas em casa mesmo. Afinal de contas, o que adianta ter dotes culinários e comer comida dos outros (Não vou usar mais o verbo comer porque dá duplo sentido, então, é jantar mesmo, coisa fina!) 
Tem dia que a gente quer variar e tem dia que a gente está com preguiça de ir para cozinha, aí, tudo bem, né! Mas, nos dias de alta predisposição culinária devemos ficar em casa e preparar uma coisinha para jantar a dois (ou, como rola aqui em casa, preparar para servir de 8 a 10 pessoas). 

A dica de hoje é Caponata

A caponata é uma entrada de origem italiana a base de berinjela e azeite (eu sempre falo berinjola, para me lembrar que berinjela se escreve com j e não com g, valeu prof. Pasquale!) Recomendo servir com torradinhas crocantes e douradas, acompanhadas de uma cervejinha gelada! 

Esta receita eu peguei no site Receitas.com, mas como já fiz 385.765.874 vezes, eu acabei fazendo algumas modificações. 

Vamos aos ingredientes!

100g de azeitonas pretas sem caroço
50g de azeitonas verdes sem caroço (eu prefiro usar aquelas verdes recheadas)
800g de berinjela
500g de cebola (ralada de preferência)
400g de pimentão cores variadas (vermelho e amarelo, o verde é muito indigesto!)
20g de alho
400ml de azeite
100g de uva passas
100ml de vinagre (use o balsâmico e ganhará cor!)
50ml de molho de soja (shoyo)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto (opcional, ponha pimenta biquinho, não arde e ficam lindas no prato)
Castanha de Caju ou amendoim a gosto (opcional, dá um croc!)
200g de cogumelos fatiados (opcional)


Mãos à massa:

Picar a azeitonas de forma grosseira ou em rodelas. Cortar em cubos, a berinjela e o pimentão. Pode ser cubos pequenos ou médios. Fica a gosto do freguês. Os cubos pequenos ficam mais fofos e não caem da torrada. Ralar ou fatiar a cebola no multiprocessador de alimentos e reserve. Socar o alho com o sal a gosto.
Em uma panela grande, aqueça 100ml do azeite, refogue a cebola e depois coloque o alho. Acrescente a berinjela e o pimentão. Coloque o vinagre e o molho de soja, abafe com a tampa da panela e deixe cozinhar em chama média até reduzir o volume. Fique de olho, talvez precise por um pouquinho água.  Depois de cozido, apague o fogo e acrescente os demais ingredientes. 
Deixe esfriar e ponha na geladeira. Pode guardar em um vidro esterilizado e dar de presente para galera. Esta receita rende horrores! Não sabe esterilizar vidros, clique aqui!
Consumir gelado com pães em geral, saladas, quibe cru, patês, recheios de bolo de carne e que mais a sua imaginação e cultura permitir.
Toque do Resgatei: compre um pão italiano, corte a tampa, retire o miolo, e ponha a caponata lá dentro, e sirva, assim! Fica chiquérrimo! Se sentir falta de um docim, sirva bombons ou sorvete! 


Buon appetito, i miei amici!


Nenhum comentário:

Postar um comentário